quinta-feira, 19 de abril de 2012

Geraldinho da Saúde busca soluções para pacientes que necessitam de transporte para tratamento

Convocação Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência


Na segunda-feira, 16, às 14hs, foi realizada na Casa Legislativa de Divinópolis, uma reunião dirigida pelo vereador Geraldinho da Saúde (PR), e o líder de Governo Edmar Rodrigues (PSD), e que reuniu representantes da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), e pacientes, com o objetivo de solucionar os problemas relacionados ao transporte, pautados por meio dos pacientes presentes na reunião. Os doentes que necessitam do transporte afirmam que é preciso que essa condução seja realizada de forma correta e adequada.

Conforme o aposentado, Rildo César de Sousa, é preciso que haja um transporte de maneira mais rápida. “Tendo em vista que eu sou um paciente transplantado de medula óssea e se faz necessário que eu tenha um transporte diferenciado, não exclusivo, houve a necessidade dessa denúncia pelo fato de que a Secretaria de Saúde não estava conseguindo me atender dentro do necessário, então estive na Comissão de Direitos Humanos da Câmara para fazer essa reivindicação, para que a secretaria me fornecesse o transporte de forma adequada, e tendo em vista essa reunião hoje, creio eu que sim, a secretaria vai fazer o possível para me atender e disponibilizando o veículo de alguma forma que vai me atender de forma correta, de maneira que os médicos pedem não que seja uma exclusividade e regalia, e sim uma necessidade”, declarou.

A dona de casa, Carine Kely Torres dos Santos, ressaltou que a sua reivindicação era em relação ao motorista que não a esperava, e que por causa disso, ela teria que vir no próximo ônibus, sendo que essa situação causava transtornos para ela e suas duas crianças. “Tem motorista que me deixa em Belo Horizonte para eu voltar para Divinópolis no próximo ônibus, e às vezes não coincide meu horário com o que o ônibus tem para sair de Belo Horizonte, a minha reivindicação é justamente para que eles fiquem me esperando, pois não faz sentido eu ficar dentro de um hospital psiquiátrico todo cheio de grades com meus filhos junto com adolescentes menores infratores e usuários de drogas algemados. Agora, com essa reunião, o motorista será obrigado a me esperar, essa foi a alternativa encontrada para a minha reclamação”, explicou.

De acordo com o parlamentar Geraldinho da Saúde, as reivindicações foram feitas e possíveis alternativas para a solução deles foram encontradas. “Foi feita uma convocação por parte da equipe da Secretaria de Saúde, e estiveram presentes aqui os profissionais do setor de transporte, assistência social do TFD, e que passaram para nós o relato do que foi exposto, uma vez que pacientes que utilizam o transporte,  eu acho que falta às vezes é a comunicação, pois quando há uma interação entre a população e o setor técnico, tudo começa a funcionar. Na primeira reivindicação que tivemos já foi encontrada uma solução para o problema, bastava um convênio novo e dentro desse convênio conseguimos atender a mãe com as duas crianças, e por último o paciente Rildo que faz tratamento, é transplantado e necessita desse transporte para que seja mais ágil, e quando eles chegarem a Belo Horizonte, que eles possam voltar a Divinópolis de forma rápida”, esclareceu.

A responsável pelo tratamento fora de domicílio (TFD) e assistente social da prefeitura, Andréia Cristina de Oliveira, relata as possíveis alternativas para solucionar as reivindicações pautadas na reunião. “Nós vamos averiguar a situação de cada um para chegarmos a uma conclusão que realmente facilite a vida do paciente”, afirmou.


As reivindicações foram feitas, o parlamentar Geraldinho da Saúde juntamente com o líder de Governo, Edmar Rodrigues, conduziram a reunião, os 4 representantes da Semusa: Andréia Cristina, Inês Leão, Giovane e Soraia, ouviram as reclamações e afirmaram que vão analisar cada uma das reivindicações e solucionar da melhor maneira possível para que o transporte chegue até os pacientes de maneira adequada atendendo cada caso.


Fonte: Portal G37 - Terça-feira, 17 de abril de 2012 - 11h 23 - Por: Carla Mariela

Nenhum comentário:

Postar um comentário