sexta-feira, 30 de março de 2012

100 anos da eleição dos primeiros vereadores de Divinópolis


Evento cívico comemora o Centenário do Legislativo de Divinópolis

O vereador Geraldinho da Saúde participou de evento cívico para comemorar os 100 anos da eleição dos primeiros vereadores de Divinópolis. Na oportunidade, houve hasteamento de bandeira, execução do Hino Nacional do Brasil e uma palestra sobre “A importância da Câmara na história do município” com os historiadores da Secretaria Municipal de Cultura de Divinópolis, Karine Mileibe de Souza e Faber Clayton Barbosa.

Geraldinho destacou a presença de ilustres nomes da política divinopolitana. “Ao meu lado, tive o prazer de ter Francisco da Silva Lima e Pedro Sálvio, que já atuaram em nossa Câmara Legislativa e trabalharam pela nossa população. É um momento único de celebração da democracia”, disse o vereador.

Francisco da Silva Lima, Pedro Sálvio e Geraldinho da Saúde

Ascânio Gontijo, Galileu Machado e alunos da escola estadual Padre Matias Lobato, representaram os membros da “Comissão Encarregada da Criação do Município”, que há 100 anos mobilizaram a população local para emancipação do município. Sendo eles, Pedro X Gontijo, Patriarca Francisco Machado Gontijo e Padre Matias Lobato, respectivamente.

Âscanio Gontijo e Galileu Teixeira Machado


Curiosidade

Em 31 de março de 1912, os moradores da então Vila de Henrique Galvão caminhavam para efetivar emancipação política local, conquistada através da Lei Estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911, elevando o distrito de Henrique Galvão à categoria de vila (art. 7º, inciso XXX).

Somente no dia 1º de Junho de 1912, com a posse dos vereadores e eleição da primeira Mesa Diretora da Câmara, o Município foi instalado. Neste momento todo o controle da cidade era exercido pela Câmara de Vereadores. O Presidente da Câmara também acumulava a função de agente executivo, o que corresponderia hoje às atribuições de Prefeito Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário