Durante Audiência Pública, mediada pelo Presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência, vereador Geraldinho da Saúde, representantes do Executivo Municipal e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), prestaram esclarecimentos à população sobre o não abastecimento de água em alguns bairros de Divinópolis. A reunião foi no Plenário da Câmara Municipal, na segunda-feira 03, e teve a participação de líderes comunitários e cidadãos afetados pela escassez de água potável.
Audiência Pública Abastecimento de Água / Fotos: Carlito Ribeiro |
A implantação de novos reservatórios, adutoras e estações elevatórias, foram soluções apresentadas. Os representantes da Copasa ainda se comprometeram a manter uma vigilância de 24 horas para monitorar o abastecimento de água na cidade, providenciando medidas rápidas no caso de falta de abastecimento.
“Iremos fazer visita técnica à Copasa para assistir as ações que aqui disseram estar fazendo. Ainda pretendo continuar acompanhando os bairros atingidos pela escassez de água potável”, informa Geraldinho da Saúde.
A Audiência
O Gerente Distrital da Copasa, Emílio Faissal Haddad, apresentou no início da Audiência registros de ações realizadas pela companhia. O engenheiro responsável pelo Departamento de Obras da Copasa Centro Oeste, João Martins, também explanou sobre os trabalhos realizados pela empresa.
Audiência Pública: Gerente Distrital da Copasa, Emílio Faissal Haddad |
Em seguida, os representantes do Executivo Municipal, Kelsen Rios, Procurador Geral do Município e Pedro Coelho, Secretário de Meio Ambiente, informaram que a Prefeitura não poderia intervir nas obras da Copasa, mas que alertaram a empresa à responsabilidade.
Audiência Pública: Kelsen Rios e Pedro Coelho |
Os líderes comunitários, Ricardo Lúcio de Andrade do bairro Santa Lúcia, Iraci Adão do bairro Del Rey, João Martins representante do bairro Cacoco e Sr. Otávio Gurdiano do bairro Nossa Senhora da Conceição, se pronunciaram e cobraram ações concretas. Moradores dos bairros Terra Azul, Bom Pastor e alto Serra Verde, também deram testemunhos.
Para o Presidente da Comissão de Saúde, vereador Geraldinho da Saúde, a Audiência foi importante para a população poder se expressar e cobrar soluções. “Em meus pronunciamentos fiz críticas e pedi respostas, não recebi retorno, assim como outros colegas vereadores. Na Audiência Pública, o mínimo que foi feito foi à tentativa de justificativa. As pessoas que realmente sentem pela falta de água se expressaram. Os representantes da Copasa tiveram que respeitar e se comprometeram em resolver”, diz Geraldinho.
Audiência Pública Abastecimento de Água |
Sobre a reunião ter sido realizada a partir das 14 horas, Geraldinho da Saúde, diz ter conhecimento da dificuldade de participação popular. “Além da contenção de gastos emitida em portaria pela presidência da Câmara, limitando o uso do Plenário, o espaço já estava reservado durante toda esta semana, para o projeto de Combate ao Fumo. O encontro com a Copasa não poderia ser adiado. Sei que é difícil a participação popular, por ter sido realizada em horário comercial, mas a minha intenção é buscar soluções para o problema da falta de água o mais rápido possível. A população presente, se pronunciou com bons argumentos e pôde representar a maioria das regiões atingidas”.
Estiveram presentes na Audiência Pública os vereadores Adair Otaviano, Antônio Paduano, Edmar Rodrigues, Hilton de Aguiar, Roberto Bento e Rodyson do Zé Milton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário