sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Geraldinho da Saúde implora por solução para cirurgias eletivas

 “Sou fã do Hospital Público, desta obra, mas o povo precisa de cirurgia é agora, não podemos esperar ele ficar pronto.”

Ciente da carência em atendimento e realização de cirurgias no setor de ortopedia em Divinópolis, o vereador Geraldinho da Saúde, fez um desabafo em seu pronunciamento na última quinta-feira 27, durante reunião ordinária. “Estou ficando desestimulado. Você pede, envia ofícios e recebe papel, vai juntando papel. Eu quero solução para as pessoas que me procuram”, disse.

O parlamentar narrou a realidade dos usuários do SUS. “O cidadão levanta de madrugada e vai para fila em busca de uma ficha para consulta. Se este cidadão for passado para um especialista, ele espera um, dois, três meses”, contou e mostrou indignação diante a falta de profissionais aptos a suprir a demanda do município. “Apresentei hoje, um relatório da Comissão de Saúde, onde recebi resposta sobre questionamento relacionado à ortopedia. Foi informado que não há profissionais suficientes para a quantidade de pacientes. E ai? Não vamos fazer nada quanto a isso?”.

No início de seu mandato o vereador já havia sugerido formas de diminuir as filas de espera por cirurgia. “Tirando como exemplo cidades menores que a nossa, que realizaram mutirões da saúde e resolveram as demandas reprimidas, fiz alguns encaminhamentos no início do meu mandato. No passado, o prefeito Galileu, comprou algumas cirurgias no Hospital São Judas Tadeu e isso contribuiu para realização de várias cirurgias eletivas. Devemos procurar a rede privada, com equipe de profissionais disponíveis, para comprar esses serviços”.

Geraldinho da Saúde, ainda exemplificou e implorou por ações do Executivo. “Temos usuários que esperam, reclamam na Comissão de Direitos Humanos, na Comissão de Saúde, e não sabem aonde recorrer mais.

Esta na hora da Secretaria Municipal de Saúde, buscar, pelo amor de Deus, um mutirão para realizar cirurgias. A ortopedia é um caos, ela virou tema de discurso todos os dias aqui nesta Casa e mesmo assim não resolvemos o problema. Não é possível que nós não conseguimos comprar, temporariamente, cirurgias para as pessoas que estão aguardando há tempos o que é de direito delas”.

Vereador Geraldinho da Saúde


“Temos um mandato e devemos respostas aos divinopolitanos. Vamos fazer uma reunião madura? Não é reunião política. Vamos resolver um problema? Está na hora de não ficar apenas denunciando. É preciso resolver, pois estamos caindo em um desânimo político. Se a gente não consegue dar uma base, uma solução para esta pasta, de que vale o mandato?”


Veja o discurso completo neste vídeo:


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Comunicado Oficial


A Audiência Pública, solicitada pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência, que pontuaria "Preservação Ambiental e Uso e Ocupação do Solo" foi adiada. O promotor, que havia solicitado o encontro, informou que não poderá comparecer devido a uma reunião de emergência.

O coordenador das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente das Comarcas Integrantes da Bacia do Alto São Francisco, promotor de justiça, Dr. Mauro da Fonseca Ellovitch, foi convocado a comparecer em uma reunião de sua promotoria em Belo Horizonte. A audiência que aconteceria hoje, às 19 horas no Plenário da Câmara, será então adiada, pela ausência do solicitante.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Geraldinho da Saúde, lamentou o fato e ressaltou a importância da presença do promotor. "Infelizmente a audiência foi adiada. A informação é de última hora, pois o compromisso do promotor também foi inesperado. Um debate do cunho desta audiência deve ter a presença do maior número de interessados possíveis, por isso entendemos a necessidade de adiar o encontro".

Nova data e horário serão agendados e comunicados a população e interessados.

Vereador Geraldinho da Saúde
  

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O uso e a ocupação do solo serão debatidos na Câmara Municipal


Audiência Pública requerida pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência, irá pontuar o uso e a ocupação do solo nesta quarta-feira, as 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis.

O vereador Geraldinho da Saúde, presidente da Comissão irá mediar o encontro, onde será debatido também a preservação da Mata do Noé. “A Audiência enaltece o meio ambiente. O intuito do encontro é buscar junto a população interessada e lideranças, planejamento e soluções para questionamento quanto ao uso e ocupação do solo”, informa o parlamentar.


Justificativa REQUERIMENTO Nº CM 145 / 2011 – Vereador Geraldinho da Saúde


“O presente requerimento justifica-se tendo em vista que o presidente desta Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência, ter recebido pedido do senhor Promotor de Justiça, Dr. Mauro da Fonseca Ellovitch, Coordenador das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente das Comarcas Integrantes da Bacia do Alto São Francisco, por meio da Excelentíssima Vereadora Heloísa Cerri, solicitando a audiência em questão. No encontro será pautada a preservação da Mata do Noé e ainda as últimas alterações do perímetro urbano nos últimos cinco anos. Solicito também que sejam convidados para esta Audiência, o Secretário de Meio Ambiente Municipal, Pedro Coelho do Amaral; os promotores Dr. Sérgio Gildim e Dr. Alessandro Garcia; integrantes do Grupo AR e ambientalistas. Ainda, que o setor de Comunicação da Câmara Municipal convide os munícipes, através de mídia, afim de que, a população e interessados tomem ciência da reunião que acontecerá no Plenário desta Casa, no dia 19 de outubro de 2011, as 19 horas”.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Educador do Ano 2011


A comenda “Educador do Ano”, que destaca nomes de profissionais que atuam pela educação, será entregue hoje (17), as 17 horas, na Câmara Municipal de Divinópolis. Helena Maria Passos da Silva será a professora homenageada pelo vereador Geraldinho da Saúde.



“Dona Helena, como é conhecida por todos os seus alunos, sempre lecionou em turmas do 1° ano do ensino fundamental. Dedicou sua carreira profissional a alfabetização, período que requer paciência e muita dedicação. Entregar este título a ela é uma forma de agradecimento”, fala Geraldinho da Saúde.

Helena Maria Passos da Silva é graduada em Letras e Contabilidade pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG). É natural de Bambuí, onde trabalhou nos primeiros nove anos de magistério.

Em Divinópolis, atuou nas Escolas Estaduais “Sagrado Coração de Jesus”, por um ano e na “São Francisco de Assis”, onde lecionou por 20 anos.

Outros profissionais também receberão homenagens. São eles: Nedina Maria Ferreira, Ana Lúcia Teixeira, Teresinha Aparecida de Castro, Jeanet Vivian Silva Teixeira , Júlio César Bueno, João Carlos da Silva, Helena Maria de Passos da Silva, Maria Ângela Gonçalves Machado, Maria Célia Fonseca Oliveira, João Meira de Aguiar, Rogéria Araújo Guimarães Gontijo, Letícia Maria de Melo Campos e o Centro Socioeducativo de Divinópolis.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Geraldinho visa instalação de grandes indústrias em Divinópolis

Vereador Geraldinho da Saúde

Em seu pronunciamento na Reunião Ordinária da quinta-feira 13, Geraldinho da Saúde destacou a necessidade de fomentar a economia local. “Quero informar a esta presidência que vou protocolar um requerimento de Audiência Pública para buscarmos soluções para atrair empresas para Divinópolis. Grandes indústrias acarretam empregabilidade e movimentam a economia municipal”, disse o vereador.

Geraldinho tem destacado em seus discursos a necessidade de maiores oportunidades de emprego para os divinopolitanos. Ao provocar uma Audiência Pública para debater o tema, o parlamentar visa o apoio de empresários e do poder executivo, para buscar empreendimentos que dêem suporte para o crescimento da cidade. “Este encontro é importante para unirmos forças para o desenvolvimento de Divinópolis. Também poderemos formular um projeto de reorganização da Cidade Industrial, onde estive recentemente e pude notar a necessidade da mudança”.


O vereador ainda cobrou a utilização da verba de R$ 100 milhões para transposição dos trilhos que hoje passam pela área urbana do município. “Essa verba foi conquistada através do Governo Federal e ainda não foi utilizada, busco respostas para isso”, afirmou Geraldinho da Saúde, que acredita que este fator influencia na presença de grandes indústrias na região. “Este é um item que lida com meio ambiente, qualidade de vida da população e segurança”.

Ofício CI 090/2011 - Vereador Geraldinho da Saúde


Geraldinho da Saúde registrou também em seu pronunciamento, o dia Mundial da Saúde Mental e parabenizou os profissionais que atuam nesta área. Em seguida, pediu apoio para as vendas do CD do Padre Chrystian Shankar que tem parte da renda revertida para a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM) http://migre.me/5VhIH . 

Ouça na íntegra a Reunião Ordinária de 13 de Outubro de 2011: http://www.camaradiv.mg.gov.br/romp3.php .

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comissão visita obras de saúde do Município

Nesta segunda-feira, a Comissão de Saúde composta pelos Vereadores  Geraldinho da Saúde (presidente), Rodyson do Zé Milton (secretário) e Hilton de Aguiar (membro), visitaram as obras da UPA - Unidade de Pronto Atendimento da região sudeste, as Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Sagrada Família e do Belvedere, além do Hospital Público Divino Espírito Santo. A visita técnica teve como objetivo acompanhar o andamento das obras.

Comissão de Saúde


O primeiro local a ser visitado foi a UPA 24 horas, que está sendo construída na região sudeste. Na obra serão investidos mais de mais de 3 milhões de reais. A parte elétrica e hidráulica da unidade estão sendo instaladas e segundo o mestre de obras responsável pelo local, o prazo previsto para a entrega é dezembro deste ano.

Em seguida, os vereadores visitaram as Unidades Básicas de Saúde do Bairro Sagrada Família e do Bairro Belvedere, as duas juntas irão beneficiar 20 mil habitantes.

A última obra visitada pela comissão foi a do Hospital Público Regional Divino Espirito Santo, que terá 16 mil metros quadrados de área construída, três estacionamentos e 150 leitos hospitalares.

De acordo com o Engenheiro Gerente de Contrato, Hudson Salgado Santos a obra esta sendo construída em local plano para que aja uma boa ventilação, ele ainda informou aos vereadores que os métodos e materiais usados na obra são ecologicamente corretos.


Comissão de Saúde realiza visita técnica

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Primeira médica divinopolitana receberá Medalha Centenário


O vereador Geraldinho da Saúde, entrega nesta segunda-feira 10, as 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal, a Medalha Centenário à Dra. Eliza Maria Franca, primeira médica de Divinópolis.

A escolha do parlamentar foi fundamentada no pioneiro trabalho realizado pela profissional no município. “Dra. Eliza quebrou paradigmas, enfrentou a sociedade machista e se tornou a primeira médica mulher a atuar em Divinópolis. Seu trabalho serviu de inspiração para futuros profissionais, o que contribuiu muito com a saúde do município”, justifica Geraldinho.

 A Medalha Centenário é entregue à personalidades e entidades divinopolitanas que contribuíram para o desenvolvimento de Divinópolis.

Dra. Eliza Franca conquistou sua formação acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 1949. Em uma turma de cem alunos, apenas três mulheres se formaram. Se especializou em ginecologia no Hospital das Clínicas e atuou no Posto de Saúde da RMV, onde atendia as esposas dos ferroviários.

Ainda prestou serviços para o Hospital Santa Lúcia, pertenceu ao Primeiro Corpo Clínico do Hospital São João de Deus, onde foi professora da primeira escola de enfermagem; e também foi diretora clínica do Hospital São Judas Tadeu.

Católica, atuou no Conselho de Pastoral da Paróquia Santo Antônio e presidiu uma Associação de Proteção a Infância.

Por se doar para trazer vidas ao mundo e se dedicar na contribuição com o próximo, Dra. Eliza Maria Franca, recebe a Medalha Centenário, indicada pelo vereador Geraldinho da Saúde.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Comissão de Saúde convoca reunião para apurar denúncias contra o Pronto Socorro Regional


Atendendo a convocação feita pela vereador e presidente da Comissão de Saúde, Geraldinho da Saúde, a Secretária de Saúde, Rosenilce Cherrie Mourão, o Diretor de Atenção a Urgência e Emergência, Maurício Couto Silva e enfermeiros do Pronto Socorro Regional (PSR), estiveram presentes em reunião, ontem, no Plenarinho da Câmara Municipal.

O intuito era ouvir os denunciantes e as respostas dos representantes da saúde pública municipal. Geraldinho da Saúde colocou em pauta duas denúncias, a primeira pautou a falta de leitos nos hospitais do município e a segunda negligência por parte do PSR.

Durante quase três horas, foram ouvidos denunciantes e representantes do PSR e SEMUSA. Faremos novas reuniões pois o assunto pede mais aprofundamento e respostas concretas. O que se pode concluir, e volto a frisar, é que a saúde pública necessita de profissionais com olhar mais humanitário, com olhar da alma. Essas famílias não terão seus parentes de volta, mas serão respeitadas e irão receber tratamento digno”, informa Geraldinho da Saúde.

Convocação Comissão de Saúde - Vereador Geraldinho da Saúde

Falta de leitos nos hospitais de Divinópolis

A primeira denunciante afirmou que após uma queda, o seu pai de 85 anos, foi internado no Pronto Socorro, aguardando um leito do SUS para realizar tratamento da fratura de braço e mão. “Ele ficou internado por doze dias e não resistiu, veio a óbito. Quero chamar a atenção para a falta de leitos para que isto não aconteça com outras pessoas”, justificou.

Ainda afirmou que falta profissionais para cuidar dos pacientes. “Durante sua internação meu pai não recebeu alimentação adequada por ser diabético, inclusive, foram oferecidos doces a ele por outros pacientes. Os enfermeiros não davam banho e também não trocavam as fraudas, isso quem fazia era eu e meus irmãos”, conta.

Foi informado, pelos profissionais presentes, o motivo do óbito. “O histórico de saúde dele era frágil, além da diabete, ele era idoso e apresentava sintomas de Mal de Alzheimer”.

O Diretor de Atenção a Urgência e Emergência, Maurício Couto Silva, explicou o processo para liberação de leitos. “A vaga é solicitada de acordo com a condição do paciente, e o regulador do processo é o Governo Estadual. Quem define quem ocupará os leitos é a Gerência Regional de Saúde”, informou. “Estamos no caminho para solucionar este problema. Está em construção outra Unidade de Pronto Atendimento, que dividirá a demando do Pronto Socorro, que também é uma UPA, e assim vamos melhorar a qualidade no atendimento”.

Após ouvir os depoimentos, o Presidente da Comissão de Saúde, sugeriu agendar uma nova reunião como diretor da Gerência Regional de Saúde, para esclarecimentos e conclusão dos trabalhos da Comissão.

Presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência, vereador Geraldinho da Saúde

Negligência no Pronto Socorro Regional

Há um ano uma denúncia protocolada na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Divinópolis, destacava possível negligência no Pronto Socorro Regional. “Minha irmã não recebeu atendimento. Ela recebeu uma pulseira verde, que caracteriza não urgência, sendo que ela tinha acabado de ter uma crise convulsiva e sentia fortes dores de cabeça”, informou a denunciante. “Ela veio a óbito por não ter recebido atendimento adequado”. A denúncia foi encaminhada a Comissão de Saúde, que imediatamente, através de seus membros, pediu respostas a Secretaria Municipal de Saúde.

A resposta que recebi é que a diretoria do Pronto Socorro Regional aguardava parecer da Promotoria de Justiça e da Comissão de Ética Médica do Pronto Socorro. O processo é demorado quando se trata de ética médica, mas o tempo de espera foi ao limite, por isso fizemos esta convocação”, informa o Presidente da Comissão de Saúde, vereador Geraldinho da Saúde.

Durante a reunião de ontem, os denunciantes puderam relatar o que aconteceu com a irmã deles no dia em que faleceu. “Minha irmã foi tratada com descaso. Eu como leigo, percebi que o caso dela era de atendimento imediato, como os médicos não notaram isto?”, disseram.

Foi informado como é realizado o processo de seleção de pacientes. “A enfermeira que faz a classificação tem dez anos de experiência. Embasamos a escolha pela triagem de Manchester”.

A Secretária de Sáude, Rosenilce Cherri Mourão, informou que há preparação de equipe para agilidade no atendimento. “Em nenhum hospital da cidade o atendimento a casos de urgência é mais rápido do que no Pronto Socorro Regional. Todos os profissionais são treinados para agir em situações de emergência”, afirmou.

Ciente da seriedade do assunto, o Presidente da Comissão de Saúde, informou que seria necessário participação do Ministério Público. “Vou sugerir ao Ministério Público que sejam ouvidos os médicos que prestaram atendimento e a enfermeira que fez a triagem. A denúncia será encaminhada para conhecimento e parecer dos profissionais do poder judiciário”, informou Geraldinho da Saúde.

Minha irmã era uma pessoa prestativa, que sempre ajudou a todos. O dia em que ela precisou de ajuda, foi negado. Ela chegou a ser atendida e recebeu alta, depois passou mal em casa de novo, ela gritava de dor de cabeça, foi levada de volta ao Pronto Socorro por ambulância. Ainda assim, constatou-se a demora no atendimento”, disse a denunciante.

Os trabalhos da Comissão de Saúde não serão cessados enquanto não houver respostas condizentes com a peculiaridade do caso. “Esta família, assim como as outras, merece respeito”, finalizou Geraldinho da Saúde.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ACCCOM recebe Padre Chrystian Shankar

A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM), apresentou ontem, no Centro Administrativo Presidente Januário Ferreira Valério, o CD “Solidariedade”, de Padre Chrystian Shankar e convidados.

Este trabalho foi produzido para a 3ª Missa da Família no Parque de Exposições, que será pela segunda vez em prol da ACCCOM. Este ano, quem fizer uma doação extra de R$10 no dia da celebração, receberá o CD e concorrerá a um notebook.
O vereador Geraldinho da Saúde esteve presente no evento e salientou o trabalho realizado pela associação. “Devemos apoiar e contribuir com a iniciativa. A ACCCOM realiza um trabalho exemplar e merece este respeito”.

Vereador Geraldinho da Saúde participou do pré-lançamento do CD "Solidariedade" / Foto Assessoria ACCCOM

O material é composto por 22 faixas e contêm participações de músicos regionais, orações, histórias e mensagens como a de Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, Bispo da Diocese de Divinópolis. Adquira o CD “Solidariedade”, informações pelo telefone (37) 3512-1521.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Representantes da Copasa prestam esclarecimentos no Legislativo

Durante Audiência Pública, mediada pelo Presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência, vereador Geraldinho da Saúde, representantes do Executivo Municipal e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), prestaram esclarecimentos à população sobre o não abastecimento de água em alguns bairros de Divinópolis. A reunião foi no Plenário da Câmara Municipal, na segunda-feira 03, e teve a participação de líderes comunitários e cidadãos afetados pela escassez de água potável.

Audiência Pública Abastecimento de Água / Fotos: Carlito Ribeiro
A implantação de novos reservatórios, adutoras e estações elevatórias, foram soluções apresentadas. Os representantes da Copasa ainda se comprometeram a manter uma vigilância de 24 horas para monitorar o abastecimento de água na cidade, providenciando medidas rápidas no caso de falta de abastecimento.

“Iremos fazer visita técnica à Copasa para assistir as ações que aqui disseram estar fazendo. Ainda pretendo continuar acompanhando os bairros atingidos pela escassez de água potável”, informa Geraldinho da Saúde.

A Audiência

O Gerente Distrital da Copasa, Emílio Faissal Haddad, apresentou no início da Audiência registros de ações realizadas pela companhia. O engenheiro responsável pelo Departamento de Obras da Copasa Centro Oeste, João Martins, também explanou sobre os trabalhos realizados pela empresa.

Audiência Pública: Gerente Distrital da Copasa, Emílio Faissal Haddad

Em seguida, os representantes do Executivo Municipal, Kelsen Rios, Procurador Geral do Município e Pedro Coelho, Secretário de Meio Ambiente, informaram que a Prefeitura não poderia intervir nas obras da Copasa, mas que alertaram a empresa à responsabilidade.

Audiência Pública: Kelsen Rios e Pedro Coelho

Os líderes comunitários, Ricardo Lúcio de Andrade do bairro Santa Lúcia, Iraci Adão do bairro Del Rey, João Martins representante do bairro Cacoco e Sr. Otávio Gurdiano do bairro Nossa Senhora da Conceição, se pronunciaram e cobraram ações concretas. Moradores dos bairros Terra Azul, Bom Pastor e alto Serra Verde, também deram testemunhos.

Para o Presidente da Comissão de Saúde, vereador Geraldinho da Saúde, a Audiência foi importante para a população poder se expressar e cobrar soluções. “Em meus pronunciamentos fiz críticas e pedi respostas, não recebi retorno, assim como outros colegas vereadores. Na Audiência Pública, o mínimo que foi feito foi à tentativa de justificativa. As pessoas que realmente sentem pela falta de água se expressaram. Os representantes da Copasa tiveram que respeitar e se comprometeram em resolver”, diz Geraldinho.

Audiência Pública Abastecimento de Água

Sobre a reunião ter sido realizada a partir das 14 horas, Geraldinho da Saúde, diz ter conhecimento da dificuldade de participação popular. “Além da contenção de gastos emitida em portaria pela presidência da Câmara, limitando o uso do Plenário, o espaço já estava reservado durante toda esta semana, para o projeto de Combate ao Fumo. O encontro com a Copasa não poderia ser adiado. Sei que é difícil a participação popular, por ter sido realizada em horário comercial, mas a minha intenção é buscar soluções para o problema da falta de água o mais rápido possível. A população presente, se pronunciou com bons argumentos e pôde representar a maioria das regiões atingidas”.

Estiveram presentes na Audiência Pública os vereadores Adair Otaviano, Antônio Paduano, Edmar Rodrigues, Hilton de Aguiar, Roberto Bento e Rodyson do Zé Milton.