O vereador Geraldinho da Saúde (PR) visitou a cidade de Uberlândia, nesta quarta-feira 14, com o intuito de conhecer a implantação de contratos de gestão com Organizações Sociais (OS). O prefeito da cidade, Odelmo Leão (PP), o recepcionou no Hospital e Maternidade Municipal, onde a gestão é feita através das OS.
O presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência, Geraldinho da Saúde, estuda formas de se criar um projeto específico para a gestão do Hospital Público Divino Espírito Santo, que tem previsão para inaugurar em Dezembro de 2012, em Divinópolis. “Busco o melhor para o município. Quero que o nosso projeto de gestão siga modelos concretos de eficiência em atendimento e administração. Como o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro em Uberlândia, e o Hospital Waldemar Alcântara de Fortaleza. Ambos utilizam as organizações sociais como gestão. Acredito que este sistema no nosso Hospital Público, seria igualmente bom”.
O parlamentar foi recebido pelo prefeito Odelmo Leão, que tem o setor da saúde como uma das principais pastas de seu governo. “Saúde não deve envolver política, deve envolver é atendimento à população”, disse no encontro.
Christian Campos, prefeito Odelmo Leão e vereador Geraldinho da Saúde |
O diretor técnico do Hospital Público de Uberlândia, Christian Campos, sintetizou o sistema integrado de otimização. “Saúde pede sensibilidade. Então, buscamos condições excelentes de trabalho, para que assim, os pacientes sejam atendidos da melhor forma”.
A diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, Rúbia Pereira Barra, disponibilizou dados da gestão do Hospital e Maternidade Municipal, junto a sua equipe. “Todo o nosso processo de capacitação do hospital foi acompanhado pelo Ministério Público. Definimos que adotaríamos as OS como gestão, a partir do exemplo do Hospital Waldemar Alcântara de Fortaleza. Dessa forma, quem define as políticas é o Estado e as organizações prestam os serviços de saúde. Temos total controle de metas de atendimento, saídas, custos e prestação de serviço, a partir de um contrato rígido”, informou a profissional.
Vereador Geraldinho da Saúde, Rúbia Barra e Samuel Vital |
Geraldinho da Saúde conquistou material suficiente para ponderar suas ações e futuras emendas ao projeto que define a gestão do Hospital Público de Divinópolis. “Uberlândia tem 600 mil habitantes e possui um hospital público que atende sua população com gestão eficiente, exemplar. Por que não adotar este modelo em Divinópolis? Irei apresentar em meus pronunciamentos, formas de adequar este modelo de excelência em nossa cidade. Tenho leis para embasar e exemplos concretos de instituições que funcionam”.
Esta foi a terceira vez que o parlamentar esteve em Uberlândia. Em 2009, já a frente da Comissão de Saúde, conheceu a estrutura ainda em obras. No início de 2011, acompanhou o prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB), a Secretária Municipal de Saúde, Rosenilce Cherri Mourão, para conhecer as dependências do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro em funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário