quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Geraldinho da Saúde defende contratação de médicos na votação da LOA


O vereador Geraldinho da Saúde (PR) justificou seu voto contrário a emenda de n° 153/2011 ao Projeto de Lei Nº EM – 126/2011 (orça a receita e fixa a despesa para exercício de 2012 – LOA), que acrescenta a compra de um tomógrafo para o Pronto Socorro Regional. “A carência que temos no município não é de equipamentos. Temos antes de tudo, carência de mão-de-obra. Se destinarmos um dinheiro para a compra de um tomógrafo para o Pronto Socorro, quem irá monitorar esta máquina? Na Policlínica há um ultrassom embalado, que não possui profissional para administrá-lo. E o contrato com o Hospital São João de Deus, que já assiste a tomografia realizada pelo SUS? E o Hospital Público que tem previsão de estar pronto já em Dezembro de 2012? Neste Hospital terá tomografia, ressonância, bloco cirúrgico, CTI. Acredito que o recurso para aquisição de um tomógrafo pode ser melhor utilizado na contratação de médicos especialistas, como ortopedistas e pediatras”, afirma o parlamentar.

Vereador Geraldinho da Saúde

A frente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência deste o início de seu mandato em 2009, Geraldinho da Saúde, aplica em seus pronunciamentos, a visão que tem do setor de saúde do município. “Eu não sou um profissional médico. A minha experiência na área foi construída a partir do meu trabalho como porteiro de um hospital, até me tornar professor no mesmo local. Esta bagagem de conhecimento da área da saúde, foi moldada com o contato popular. Eu recebo denúncias e reclamações como presidente da Comissão de Saúde há três anos. Posso dizer, que o povo está carente de atendimento médico, porque vou constantemente ao Pronto Socorro, aos PSFs e Postos de Saúde. Não há médicos suficientes para atender a demanda de Divinópolis e região. Precisa-se de tecnologia de ponta? Sim. Mas, antes desta tecnologia, é preciso atos humanitários. É preciso gente que trabalhe de coração e tenha uma equipe para dar suporte”.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mesa Diretora prioriza votação da LOA na próxima Reunião

Mesa Diretora 2011

A Mesa Diretora da Câmara entende que no momento o foco do trabalho parlamentar deve ser a LOA, Lei Orçamentária Anual que consta da Pauta da Reunião Ordinária desta terça-feira (27/12).

Os Projetos de Lei CM 103/2011 que fixa o subsídio dos Vereadores e CM 104/2011 que fixa os subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais para o período de 2013 à 2016 deverão ser discutidos e votados apenas em 2012.

As matérios que tratam de subsídios do Prefeito e Vereadores deverão receber emendas parlamentares, o que prejudicará a votação, devido aos ritos legais exigidos pelo Processo Legislativo.

Por: Comunicação Câmara Municipal de Divinópolis -  http://www.camaradiv.mg.gov.br/index.php/noticias/139-vota-loa

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Boas Festas!

"Ao terminar o ano, iniciamos também um novo ciclo.
Sou grato aos amigos e companheiros, que comigo
estiveram durante todo o 2011.

É tempo de renovar esperanças, filtrar e levar
apenas o que for positivo para esta nova etapa.

O Natal não é  uma data comemorativa, é um estado de
espírito, que nos traz à tona os melhores sentimentos.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!"
Vereador Geraldinho da Saúde



Feliz Natal, Feliz 2012! Vereador Geraldinho da Saúde

Gabinete 03
Rua São Paulo 277, Centro
Divinópolis - MG
37 2102 8285 / 37 2102 8286

Twitter: @geraldinhosaude http://twitter.com/geraldinhosaude
Facebook: Geraldinho da Saúde http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100001936185983
Blog: http://geraldinhodasaude.blogspot.com/

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vereadores questionam ações nos Postos de Saúde

A última reunião da Câmara Municipal foi marcada por questionamentos de vereadores sobre déficits no atendimento de Postos de Saúde. Geraldinho da Saúde afirmou ter recebido denúncias de que os usuários da Farmácia do posto de saúde do Niterói esperam muito tempo na fila, principalmente idosos e a vereadora Heloisa Cerri questionou a forma como é feita a distribuição de fichas nos Postos realizada por meio de sorteios a cada 15 dias.

Vereador Geraldinho da Saúde

De acordo com o vereador Geraldinho da Saúde ele recebeu uma denuncia de uma presidente de associação de moradores que relatou dificuldade em conseguir medicamentos “Estive na farmácia do bairro Niterói e simplesmente lá além de uma fila enorme, tinha apenas uma servidora atendendo”. A profissional nos disse que esse era um problema a ser resolvido na Semusa e não lá.

O parlamentar questionou a maneira como os usuários disseram ser atendidos e classificou os profissionais como “dinossauros” por não se sensibilizarem com os usuários e não os tratarem com o devido respeito. “Além do péssimo atendimento dessa servidora, que até pedi a líder comunitária que me envie o nome, pois vou encaminhar diretamente à ouvidoria da Semusa, porque o cidadão não tem culpa na questão de gestão. A gestão compete a nós, se nós estamos gerindo o dinheiro público e o cidadão nós paga, revertendo para eles em serviços temos que no mínimo termos respeito e humanidade nesse atendimento e falta isso”.

Geraldinho ainda frisou que os profissionais da saúde não são voluntários e não trabalham gratuitamente, recebem pelo serviço que presta. “Quando ela me relatou que na fila tinha inúmeros pacientes idosos e inclusive uma senhora de 86 anos que estava sentada no passeio passando mal. Eu pensei se a pessoa está em um posto de saúde e passa mal e ainda é mal atendido além do tempo de espera, está errado”.

Para o vereador alguns projetos mesmo que custem ao executivo precisam ser implementados para melhorarem a qualidade de vida da população. Ele menciona uma indicação do projeto “Medicamento em casa” para que os remédios do SUS para acamados, hipertensos, diabéticos e pessoas que tomem medicamentos sob controle recebam em casa, para diminuírem os problemas de estrutura da Atenção Primária. “Eu mesmo já indiquei um monte de projeto do governo indicando que Divinópolis tivesse seu projeto medicamento em casa para os pacientes. Se a gente já tivesse o projeto implantado, problemas pequenos ao olhar do governo seriam sanados”.

(...)

Por: Sarah Rodrigues - Portal G37 -  http://g37.com.br/index.asp?c=padrao&modulo=conteudo&url=6876

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Destaque na mídia


Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro - Vereador Geraldinho da Saúde

A visita do vereador Geraldinho da Saúde, na última quarta-feira 14, a Uberlândia, recebeu destaque no portal da prefeitura do município.

“Acompanhado pelo prefeito Odelmo Leão, por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o vereador soube quais são as principais ferramentas adotadas por Uberlândia na área de gestão e processos, apoio da rede, transparência nos procedimentos administrativos e estruturação da Saúde.”

O trabalho desenvolvido pelo Presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência,da Câmara Municipal de Divinópolis, Geraldinho da Saúde, é fundamentado na anulação dos gargalos do setor de saúde, creditado ao atendimento humanista, prestação de serviço eficiente e gestão transparente.

Leia na íntegra o texto vinculado no Portal Prefeitura de Uberlândia, http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=agenciaNoticias&id=1665 , e também no Blog Boletim da Saúde, http://boletimsaudeudi.blogspot.com/2011/12/parlamentar-de-divinopolis-conhece-boas.html .

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Geraldinho da Saúde busca modelo de excelência para gestão do HP de Divinópolis


O vereador Geraldinho da Saúde (PR) visitou a cidade de Uberlândia, nesta quarta-feira 14, com o intuito de conhecer a implantação de contratos de gestão com Organizações Sociais (OS). O prefeito da cidade, Odelmo Leão (PP), o recepcionou no Hospital e Maternidade Municipal, onde a gestão é feita através das OS.



O presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência, Geraldinho da Saúde, estuda formas de se criar um projeto específico para a gestão do Hospital Público Divino Espírito Santo, que tem previsão para inaugurar em Dezembro de 2012, em Divinópolis. “Busco o melhor para o município. Quero que o nosso projeto de gestão siga modelos concretos de eficiência em atendimento e administração. Como o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro em Uberlândia, e o Hospital Waldemar Alcântara de Fortaleza. Ambos utilizam as organizações sociais como gestão. Acredito que este sistema no nosso Hospital Público, seria igualmente bom”.

O parlamentar foi recebido pelo prefeito Odelmo Leão, que tem o setor da saúde como uma das principais pastas de seu governo. “Saúde não deve envolver política, deve envolver é atendimento à população”, disse no encontro.

Christian Campos, prefeito Odelmo Leão e vereador Geraldinho da Saúde

O diretor técnico do Hospital Público de Uberlândia, Christian Campos, sintetizou o sistema integrado de otimização. “Saúde pede sensibilidade. Então, buscamos condições excelentes de trabalho, para que assim, os pacientes sejam atendidos da melhor forma”.

A diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, Rúbia Pereira Barra, disponibilizou dados da gestão do Hospital e Maternidade Municipal, junto a sua equipe. “Todo o nosso processo de capacitação do hospital foi acompanhado pelo Ministério Público. Definimos que adotaríamos as OS como gestão, a partir do exemplo do Hospital Waldemar Alcântara de Fortaleza. Dessa forma, quem define as políticas é o Estado e as organizações prestam os serviços de saúde. Temos total controle de metas de atendimento, saídas, custos e prestação de serviço, a partir de um contrato rígido”, informou a profissional.

Vereador Geraldinho da Saúde, Rúbia Barra e Samuel Vital

Geraldinho da Saúde conquistou material suficiente para ponderar suas ações e futuras emendas ao projeto que define a gestão do Hospital Público de Divinópolis. “Uberlândia tem 600 mil habitantes e possui um hospital público que atende sua população com gestão eficiente, exemplar. Por que não adotar este modelo em Divinópolis? Irei apresentar em meus pronunciamentos, formas de adequar este modelo de excelência em nossa cidade. Tenho leis para embasar e exemplos concretos de instituições que funcionam”.

Esta foi a terceira vez que o parlamentar esteve em Uberlândia. Em 2009, já a frente da Comissão de Saúde, conheceu a estrutura ainda em obras. No início de 2011, acompanhou o prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB), a Secretária Municipal de Saúde, Rosenilce Cherri Mourão, para conhecer as dependências do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro em funcionamento.